PROPOSTA de Método de Cálculo à Obtenção de Valor de Referência do Custo de Construção de Embarcação: Aplicação de Modelo de Regressão

Nome: ELISA DA CUNHA BOINA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/07/2017

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORIANO CARLOS MARTINS PIRES JUNIOR Examinador Externo
GREGÓRIO COELHO DE MORAIS NETO Examinador Interno
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ Orientador

Resumo: O custo de construção de uma embarcação no Brasil é considerado mais oneroso do que se comparado à construção de mesma embarcação realizada em estaleiros no exterior. Para incentivar a indústria naval brasileira é admissível pagar e financiar uma embarcação a um preço maior, uma vez que há benefícios como a geração de emprego e impostos. No entanto, bases fundamentadas não tem sido adotadas até o momento para arbitrar valores de referência que possam ser considerados aceitáveis para se definir o custo navio do projeto pelos órgãos de controle governamentais e agentes financeiros.
Esta dissertação apresenta uma metodologia para o cálculo do valor de referência para a composição do valor de construção de uma embarcação adotando para realização dessa análise, o modelo de regressão linear. A metodologia proposta se baseou em uma analogia ao método e as normas comumente utilizados na avaliação imobiliária para o encontro de um intervalo aceitável de valores de referência para a construção civil.
Os cálculos estatísticos são realizados com apoio do programa SISREN – Sistema de Redes Neurais, Regressão Linear e Inferência Estatística, e os resultados para o caso aplicado se apresentaram satisfatórios e com coeficientes estatísticos que conferem aderência ao modelo.

Palavras-Chave: Custos da Construção Naval, Regressão Linear, Avaliação de Embarcação

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910