PLANEJAMENTO das Viagens de Navios Com Vários Porões para Transporte de Blocos de Granito Considerando a Arrumação Com Rotação em Três Dimensões em Cada Porão e o Equilíbrio do Navio no Sentido Proa-popa e Bombordo-boreste

Nome: NATAN TRANCOSO GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELCIO CASSIMIRO ALVES Examinador Interno
GERALDO REGIS MAURI Examinador Externo
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Resumo: O Brasil está entre os maiores produtores do mercado mundial de rochas ornamentais,
sendo que o Espírito Santo é responsável por mais de 60% da produção nacional.
Mais especificamente, o Porto de Vitória é o que mais se destaca na exportação de
blocos de granito e similares. Os blocos de granito possuem diferentes medidas e são
transportados nos porões de navios de carga geral, mas os custos com o transporte
são elevados. Por essa razão, é de extrema importância planejar as viagens dos
navios e a arrumação de carga, a fim de reduzir esses custos. Visando auxiliar esse
planejamento, é proposto um modelo matemático para o problema integrado de
roteamento de navios e arrumação tridimensional dos blocos nos porões,
considerando a disponibilidade de diferentes navios, múltiplas viagens, janelas de
tempo, rotação ortogonal dos blocos nas três dimensões (rotação 3D), sequência de
descarga e o equilíbrio dos navios no carregamento. O modelo busca minimizar os
custos com os navios a afretar e com a distância a navegar no horizonte de
planejamento. Além disso, minimiza o tempo total das viagens e o desequilíbrio na
distribuição de carga nos sentidos proa-popa e bombordo-boreste. O modelo foi
testado com o solver CPLEX. Nos testes, foi considerada uma exportadora que afreta
navios sob contratos Time Charter para exportar blocos de granito a partir do Porto de
Vitória e o modelo se mostrou capaz de representar o problema de planejamento de
transporte em questão. Os resultados obtidos apontaram que a rotação 3D na
arrumação de carga pode levar à economia de uma viagem ou até mesmo de um
navio. Ao minimizar o desequilíbrio na distribuição de carga, foram obtidos arranjos
completamente equilibrados que evitam as manobras com lastro de água para manter
o equilíbrio dos navios no porto de carregamento.

Palavras-chave: Roteamento. Arrumação de carga. Transporte marítimo. Carga geral. Modelo matemático.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910