Avaliação das Propriedades no Estado Fresco, Endurecido e Caracterização Ambiental de Concretos Com Incorporação de Resíduos de Pó de Fea e Terra de Shredder

Nome: MARIANA ZANI PAGIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/04/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GEILMA LIMA VIEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA KIRCHHEIM Examinador Externo
GEILMA LIMA VIEIRA Orientador
MARISTELA GOMES DA SILVA Examinador Interno

Resumo: PAGIO, Mariana Zani. Avaliação das propriedades no estado fresco, endurecido e caracterização ambiental de concretos com a incorporação de resíduos de Pó de FEA e Terra de Shredder. 2022. 165f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.
Com o crescimento acelerado do setor da construção civil em busca do desenvolvimento da infraestrutura, a geração de resíduos e o desperdício de materiais têm sido grandes problemas em nível mundial, fazendo da sustentabilidade um desafio a ser alcançado. O setor siderúrgico se destaca pela grande geração de resíduos sólidos provenientes do processo de produção do aço e apresenta potencial de estudo acerca da viabilidade destes resíduos em matrizes cimentícias, potencializando seu uso em detrimento à exploração de matérias-primas. Esta dissertação tem como objetivo a avaliação da influência da adição da Terra de Shredder e do Pó do despoeiramento do forno elétrico a arco em teores de 3% e 10% em relação à massa do cimento, nas propriedades do estado fresco (massa específica, teor de ar aprisionado e abatimento de tronco de cone) e endurecido (resistência à compressão e à tração, módulo de elasticidade dinâmico e ensaio de lixiviação) do concreto. Os resultados avaliados indicam que, em relação às propriedades no estado fresco, os dois resíduos apresentaram comportamentos semelhantes conforme se deu a adição: houve aumento da trabalhabilidade, decréscimo dos valores de massa específica e aumento do teor de ar aprisionado. Na avaliação das propriedades mecânicas há um comportamento diferente entre os resíduos: enquanto os concretos com o pó de FEA apresentam ganho de desempenho com a sua adição, nos três ensaios realizados (especialmente o teor de 3%, com o melhor desempenho das misturas produzidas), os concretos com a terra de Shredder apresentam perda de desempenho ao passo em que ocorre incorporação do resíduo, também para os três ensaios avaliados, sendo que a adição de 10% foi a que apresentou os resultados mais baixos. Por fim, na análise ambiental todas as misturas produzidas não apresentaram restrição ao uso, se apresentando seguras do ponto de vista ambiental.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910