Proposta de um Modelo Teórico de Manutenção em Obras Com Base no Comportamento do Concreto Armado em Ambientes de Produção de Celulose: Estudo de Caso

Nome: MARCIA AUXILIADORA ZOBOLE FIORESE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/07/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DESILVIA MACHADO LOUZADA Examinador Externo
LUIZ HERKENHOFF COELHO Examinador Interno
MARCEL OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Resumo: Acredita-se que o concreto possa ser considerado um material praticamente eterno desde que receba manutenção sistemática e programada porém, ele inicia seu processo de envelhecimento a partir do momento em que as edificações são concluídas e entregues aos seus usuários. Portanto, há estruturas que apresentam manifestações patológicas que envolvem algumas variáveis como: meio ambiente, projeto, materiais, processo construtivo, utilização e manutenção das edificações.

Os ambientes industriais, em geral, apresentam uma série de agentes agressivos ao concreto armado e, em indústrias de produção de celulose, especificamente, existem ambientes onde se encontram diversos agentes agressivos ao concreto armado como: cloretos, impactos, variações de temperatura, ácidos, sulfatos, abrasão, lixiviação, entre outros.

O desconhecimento da existência e da localização desses agentes agressivos, ou mesmo de sua influência na durabilidade do concreto armado, têm levado a se projetarem e a se construírem obras com desempenho muito abaixo do esperado em relação à vida útil. Tal fato tem resultado em elevados gastos com a recuperação das referidas obras e também com inevitáveis interferên¬cias com o processo produtivo destas indústrias.

Neste trabalho, faz-se a identificação, a localização e a caracterização de agentes agressivos ao concreto armado, em indústrias de produção de celulose, com o objetivo de fornecer subsídios a projetistas, construtores, proprietários e usuários de edificações de concreto armado.

Citam-se, também, os métodos de classificação da agressividade dos ambientes às estruturas de concreto armado e a classificação dos concretos quanto à durabilidade, na visão de normas e autores nacionais e internacionais. Descrevem-se exemplos de obras de uma indústria específica, nas quais foram realizados estudos e diagnósticos, quanto à deterioração das estruturas.
De posse dos métodos de classificação da agressividade ambiental e dos concretos, da identifica¬ção dos agentes agressivos, e dos exemplos de estudos e diagnósticos, faz-se uma comparação entre as recomendações das normas para as referidas obras e as especificações dos projetos, as quais foram seguidas para a execução destas estruturas; citam-se, também, dados sobre a vida útil das estruturas construídas.

Apresentam-se recomendações para projeto, construção, manutenção e utilização das estruturas de concreto armado, nestas indústrias, do ponto de vista da durabilidade, relacio¬nada com a ação do meio ambiente. Além disso, listam-se todas as etapas e procedimentos para uma correta reabilitação das estruturas danificadas por corrosão.

Finalmente, depois de vários estudos e análises, propõem-se um modelo teórico de manutenção em obras civis para as atividades de projeto, construção, manutenção e utilização de estruturas de concreto armado inseridas em ambientes de produção de celulose.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910