Planejamento de Rotas de Caminhões Especializados para Coleta de Caçambas Cheias de Resíduos para Destinação em Aterros Sanitários E/ou Recicladoras e Entrega Simultânea de Caçambas Vazias Visando Atender ao Recolhimento da Demanda de Geração de Resíduos nos Polos Geradores

Nome: CIRO BARBOSA MOREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANO LESSA LORENZONI Examinador Externo
PATRÍCIO JOSÉ MOREIRA PIRES Examinador Interno
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Resumo: O crescimento da quantidade de resíduos de construção civil produzidos é uma
constante nos últimos anos. Visando reduzir impactos causados pela descarte
incorreto desses resíduos politicas públicas vêm sendo desenvolvidas ao longo dos
anos para fomentar e organizar diretrizes para o poder publico e a iniciativa privada
darem a destinação correta a estes resíduos. Com o objetivo tornar a etapa de
transporte desses resíduos mais eficiente através da utilização da menor quantidade
de veículos possível e da menor distância percorrida por este veículos, essa
dissertação propõe uma nova classificação para o problema de transporte
denominada Site-Dependent Multi-Depot Vehicle Routing Simultaneous Pickup and
Delivery Problem with Intermediate Replenishment Facilitie and Time Windows, para
ser uma ferramenta de auxílio ao planejamento em um problema de coletas e
entregas . A finalidade deste modelo é minimizar a quantidade de veículos utilizados
e a distância percorrida por eles a fim de realizar o atendimento de todas as
demandas de todos os clientes. Nesse modelo são considerados, múltiplas
garagens para partida e chegada dos veículos, período de atendimento para cada
cliente, pátios para coleta de caçambas vazias e aterros para esvaziamento de
caçambas cheias coletadas. Esse modelo matemático foi submetido ao solver IBM
CPLEX® 22.1 em instâncias teóricas elaboradas junto a uma empresa de soluções
em tecnologia para resíduos. Foi apresentado um modelo matemático que atende os
problemas desse estudo, no qual foram incorporados vários parâmetros de diversos
problemas de transporte, tornando este problema único. Após testes realizados o
modelo foi considerado eficaz na busca de soluções em um problema de roteamento
com múltiplos parâmetros.

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